Rumo à cobertura de imunização universal como pedra angular para a saúde e o desenvolvimento em África

A Conferência Ministerial sobre Imunização em África terá lugar nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2016 em Adis Abeba, Etiópia.

Líderes africanos – nomeadamente Ministros da Saúde e Ministros das Finanças – reunir-se-ão em Adis Abeba, fazendo desta conferência uma poderosa plataforma através da qual os Governos irão demonstrar o seu compromisso em ampliar o acesso às vacinas pelo continente todo. O evento juntará ainda defensores, peritos técnicos, decisores políticos, doadores e jornalistas no sentido de se examinar a melhor maneira de levar por diante o processo de imunização em África, fazendo com que cada criança tenha acesso às vacinas de que precisa.

O acesso universal à imunização é fundamental para permitir que África atinja o seu pleno potencial, melhorando a saúde, promovendo o crescimento económico e capacitando as gerações futuras. A imunização é uma das soluções com melhor relação custo-eficácia em termos de saúde global, com evidentes vantagens para a saúde e o desenvolvimento. As vacinas são um motivo decisivo para a mortalidade infantil em África ter caído para menos de metade, entre 1990 e 2012, poupando milhões de vidas. A imunização também traz vantagens económicas, ao reduzir os custos com os cuidados de saúde e aumentar a produtividade.

O Escritório Regional Africano da OMS (AFRO) bem como o Escritório Regional da OMS para o Mediterrâneo Oriental (EMRO) em associação com a União Africana serão os anfitriões desta conferência, o que reflecte o abrangente desejo do continente em conduzir melhorias no acesso à vacinação e fomentar a imunização.

Entre outras, a conferência incluirá sessões dedicadas ao financiamento sustentável da vacinação, ao papel das comunidades em termos de cobertura e exigências, à construção de sistemas mais fortes para incrementar a saúde infantil, à alavancagem das parcerias regionais para garantir uma cobertura vacinal elevada e equitativa.

 

 

últimas notícias e atualizações